sexta-feira, 30 de julho de 2010

Prateleira em pinho

Foi desta prateleira, que eu falei à Isa, ainda há bocado. Não sei que acabamento lhe dar. Não me agrada a ideia de manter a cor do pinho. Também ainda nem sei onde a vou colocar. Um bom fim de semana a todos

4 comentários:

  1. Maria Gabela não escureça a prateleira por favor. Vai ver que o pinho sem ser escurecido ganha tonalidades cor de mel, e à medida que envelhece fica a parecer âmbar!
    Recomendo-lhe um tratamento simples:
    antes de começar algo amacie a superfície com lixa muito fina (120), passe duas demãos de tapa-poros (escolha o aquoso que é menos nocivo), entre as demãos passe pela superfície uma palha de aço finíssima tendo o cuidado de não riscar a superfície da madeira, é só retirar qualquer fibra que tenha levantado. Não deixe ficar escorrimentos do tapa-poros, pois depois são difíceis de esconder e ficam feios.
    Em seguida passe duas camadas de cera (cera mesmo!) para móveis esfregando a peça com escova entre as camadas e a finalmente uma 3ª camada de cera a qual deve afagar com pano de lã (eu uso muitas vezes as meias velhas das senhoras - creio que se denominam de meias de nylon).
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Gabela
    Nada a dizer depois do eloquente comentário do Manel
    No entanto arrisco...sou assim, nada a fazer...
    Venho a chegar da feira-da-ladra, comprei um escaparate, a vendedora dizia-me que tudo o que é madeiras se deve apenas limpar com uma mistura de meio por meio
    vaselina líquida e petróleo
    No caso da peça ter sinais de desgaste, partes mais coçadas, deve-se passar graxa castanha
    Em tempos num antiquário deram-me a seguinte mistura:
    Primeiro lixar a peça com palha d'aço
    mistura em partes iguais
    vaselina líquida
    aguarás
    cera líquida novicera
    Em relação à sua prateleira que tanto me fez lembrar as caixinhas de costura de gente prendada, acho que deve seguir o conselho sábio do Manel, vai ficar seguramente muito linda
    beijos e continuação de bom fim de semana
    Isa

    ResponderEliminar
  3. Manel
    Nunca me atreveria a escurecer esta prateleira.Mas, sou franca, também excluía por completo a hipótese da a deixar na sua cor natural.Andava com ideias, vejo agora, completamente estapafúrdias.Ainda bem que não as concretizei!
    Vou seguir à risca o seu detalhado e precioso conselho, que aproveito para agradecer.Encanta-me a ideia de ela ir ficando a cor de âmbar. Parece-me perfeito.
    Obrigada mais uma vez.
    Um abraço para si
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  4. Isa
    Obrigada pela pelas suas sugestões.
    Quanto às caixinhas de costura de que fala, ainda se fabricam; aliás, este tipo de rendilhado (não sei o termo técnico), é muito comum, nestas peças de pinho. Em tempos tive um um tabuleiro, que acabou levar caminho com as mudanças de casa.
    Quando vou à feira de Vila Nova de Cerveira (aos sábados), deleito-me com este tipo de peças; na de Barcelos,também há mobiliário em pinho, mas já muito desvirtuados,não vale a pena fazer desvios para passar por essas tendas.
    Um abraço para si
    Maria Gabela

    ResponderEliminar