terça-feira, 12 de outubro de 2010

Outono com flores

Em época de muito trabalho, da inevitável gripe, e do tristonho jardim,fui rever as fotografias das minhas plantas.Como elas floriram!Parece que as vejo melhor assim, isoladas,parecem-me mais bonitas e juro que não editei!Foram todas plantadas por mim.
Já aqui disse, que tenho um prazer imenso em comprar as plantas pequeninas e depois vê-las crescer...dever ser a costela de lavrador a fazer-se sentir.
Uma boa semana a todos.



9 comentários:

  1. Olá Maria Paula

    Espero que esteja melhorzinha da gripe...eu ainda não fui atingida!
    Admirável a sua sensibilidade em fotografar as suas próprias flores que compra e vê crescer a cada dia. Lindas e tão diferentes.
    Impressionante essa versatilidade no contexto do seu jardim, que sabe como ninguém captar na sua objectiva...lá está o espírito de fotografa a florir mais uma vez
    Amazing!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa
    A gripe instalou-se! Não me larga! Mimo-a com cházinhos, mel,medicação, e nada.Deve ser por isso :)
    já desconfiava que a Isa ia gostar de ver estas flores.
    Sabe que gosto de fotografar as plantas, para poder verificar melhor o seu crescimento. É um registo interessante.Mas claro, que quando dou por mim, já ando a tentar ângulos e luminosidades para tentar melhores fotos. E depois acontece que tenho o computador cheio, quantas vezes, de tralha, que nada vale.:)
    Beijinhos para si e obrigada pelo simpático comentário.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. São bonitas as suas flores Maria Paula. Gosto sobretudo da "passiflora", que me faz recordar a entrada da minha casa, lá para os trópicos, a qual era infestada por uma trepadeira luxuriante e onde, depois, me regalava com os frutos! Saía de lá todo lambuzado, mas feliz!
    O mesmo se passava com a mangueira, gigante, que fazia sombra sobre a capoeira e onde, a escondidas da minha mãe, ia passar tardes inteiras (achava um desperdício que as galinhas tivessem mais direito às mangas que eu!) ... claro que depois era uma tareia segura, mas estava de barriga cheia e a roupa cheia de nódoas que não havia sabão que tirasse!
    Há muitos anos, quando a fotografia me entusiasmava mais, dediquei-me a andar pelas serranias a fotografar as mais pequenas flores com lentes macro, que dava origem depois a "slides" fantásticos, os quais, projectados, e com um sstema automático de andamento, faziam os meus jantares um sucesso (era jovem na altura, e era uma boa forma de esconder a minha falta de dotes culinários ... :-)) ... as pessoas por vezes esqueciam-se de comer (o que até nem era mau) e ficavam a ver as flores em que, anónimas e perdidas nos matos, ninguém repara, mas que, ampliadas muitas vezes, ocupavam paredes inteiras!
    Mais tarde, com intervenção de artistas amigos, avançámos mais e começámos a utilizar a luz polarizada, o que deu efeitos perfeitamente mágicos.
    Envelheci e deixei-me destes caminhos, o que é uma pena, mas durante muitos anos foram a animação dos jantares cá de casa. Neste momento já nem jantares sirvo, pois o tempo não vai para festas, e falta-me a vontade!
    Uma boa semana e espero que melhore rapidamente da gripe.
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. A Maria Paula tem de facto talento fotográfico. As suas fotos de flores são cheias de sensibilidade. Talvez a minha preferida seja aquela em que se vê uma pequena formiga. Parece ser a fotografar a natureza que a sua sensiblidade melhor se evidencia

    ResponderEliminar
  6. Olá Manel
    As memórias de infância, ligadas às nossas terras tropicais, estão, a maior parte das vezes, ligadas aos frutos. Não havia na altura, gulodices alternativas (ainda bem). Qual o garoto, que na época, não comeu uma boa manga, com o sumo a escorrer-lhes pelos dedos e pulsos, lambuzando a cara e sujando a roupa para desespero das mães? Mal nos cabiam os caroços na boca... :) mas tudo era comido, ficando o dito caroço totalmente careca :)
    Sabe que esta "passiflora", já deu fruto? Eram alongados e cor de laranja. Não os comi com medo que pudessem ser de uma variedade venenosa. Se tivesse um macaco, como os antigos exploradores do continente africano dar-lhes-ia um para provarem. Se fosse venenoso rejeitariam...:)
    Sabe que já consegui fazer germinar um caroço de manga! Só que não aguentou o inverno aqui do Norte. Mas foi uma prazer vê-lo despontar, e crescer, mais ou menos até à altura de um palmo. A semana passada, plantei uma pitangueira, em vaso. Ficará lá, até chegar a primavera. Conselhos de quem ma vendeu.
    Quanto aos seus jantares, eles foram um "charme" e não sei porquê, não acredito, na sua falta de dotes culinários. Também acho, que por vezes, em certos jantares, a comida pode ser perfeitamente secundária. Aconteceu-me há bem pouco tempo, ir almoçar a casa de uns amigos, e de não ter gostado da comida que foi servida. Quem a cozinhou, não estava num dia feliz… Mas isso foi um pormenor irrelevante. A mesa estava um requinte, linda. Isso tudo somado à simpatia dos donos da casa é que fizeram valer o momento.
    Também a mim que vou envelhecendo (ai, ai que não gosto de falar assim), me vai faltando alguma disposição, para organizar jantares e almoços. Agora é mais mochila às costas, e caminhar por montes e vales…Será já a segunda meninice a manifestar-se?
    Um abraço para si
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Luís
    Muito obrigada pelo seu comentário, tão generoso e simpático. Ele aumenta a minha responsabilidade, na selecção das fotografias a mostrar :)
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  8. Ola Maria Paula! Agora entendo as palavras da M. Isa que me dizia num post em que coloquei uma foto que eu me tinha inspirado na Maria Paula...pois claro...temos uma flor em comum...heheheh!!! Mas com todos os problemas que tenho tido no meu PC não tenho conseguido aceder ao seu blog e ainda não tinha visto...alias a Maria paula tambem deixou um comentario a falar da semelhança de fotos....e eu sem saber do que estavam a minhas amigas a falar!!!!! Sou mesmo Tótó!LOL hehehehe!!!
    Bem amiga, adorei as fotos...e principalmente a que temos em comum!!!

    Um beijinho grande e peço desculpa se tenho uma foto parecida, mas não foi com intenção nem conhecimento de causa!!! Aliás neste caso estou como diz o velho ditado popular: " O corno é sempre o ultimo a saber"...heheheh....eu, claro!!! Isto, só eu mesmo!!!

    Beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  9. Olá Marília
    Os nossos gostos comuns não se ficam pelas velharias…
    Quanto a pedir desculpa por uma fotografia parecida, era o que faltava!
    A natureza está aí para quem a quiser fotografar, e… as nossas “passifloras” são mesmo
    bonitas!
    Um beijinho para si também
    Maria Paula

    ResponderEliminar