domingo, 9 de janeiro de 2011

As últimas tampas

As minhas últimas tampas não oferecem grande mistério.

Esta primeira, é de Sacavém, decoração Togo e creio que o modelo da terrina era designado por Berlim.
Não consegui grande fotografia.Mas mesmo assim, penso que se consegue perceber, a beleza desta decoração.
É frequente,nos sites de leilões encontrarem-se pratos e até travessas decorados com este motivo.
 A que se segue é da Vista Alegre,e segundo informação que consta no Avaluart, (onde há várias peças com esta decoração ) é pintada à mão,tem a marca nº20 e o seu fabrico situar-se-á entre 1870 e 1880.
Como curiosidade digo que esta tampa pesa um quilo e duzentos gramas.Se nos pusermos a fazer contas...ainda se transportava para a mesa um peso considerável, se estivesse cheia de sopa:)
Desta, não tenho referências. A única que tenho é que me foi oferecida, pela cunhada de que tanto falo aqui:)
Tem uma decoração muito suave,em verde...ou será algum tom de azul mais ou menos indefinido? Nunca vi decoração semelhante. Será de fabrico nacional?
Em tons de azul,em faiança e muito mais pequena do que as anteriores.
O seu desenho, faz-me lembrar uma peça da Maria Isabel ou do Luís, mas já não consigo situar o post onde vi a peça em questão.

Estão mostradas as tampas que há muito tempo  têm uma parede à sua espera.Uma parede da sala de jantar que confina com a cozinha. Estou com dúvidas sobre a sua colocação.Não sei muito bem que disposição lhes dar.



12 comentários:

  1. Ola minha querida, parece-me que sou a primeira, vinha rever as outras tampas e já ca estavam mais...e que lindas!!!
    A primeira, a Togo é a minha preferida e é de facto um motivo dificil de fotografar, tenho uma terrininha que ja mostrei no blog do mesmo motivo e "vi-me Grega" para conseguir boas fotos...fotografei em varia horas do dia para conseguir escolher as fotos melhores...
    A tampa da Vista Alegre é muito bonita, gosto muito das peças desta altura da V.A.
    A tampa que diz não saber o que é, penso ser motivo "Cintra" de Sacavem, dei agora uma vista de olhos rapida num motor de busca da net mas não consegui encontrar nenhum para poder confirmar, mas de qualquer forma fica a ideia para com um pouco mais de tempo procurar. A tampa de ceramica para mim é lindissima e na fase em que ando agora é a minha preferida...
    Estou ansiosa para ver a sua parede decorada, é favor fotografar depois de pronto, para nos mostrar o resultado.... :-)

    Um beijinho grande,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Fui reler o comentario e acho que me exprimi mal, quando digo que a "Togo" é a minha preferida, queria dizer que é o motivo que mais prefiro de entre os motivos de Sacavem...sempre achei lindo....ah mas só em azul...o verde já não me diz muito...mas as peças "Togo" por norma aparecem a preços elevados o que é uma pena! Parece que mais gente acha bonito daí o preço subir! :-)
    beijinho...

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria Paula.
    Muito bonitas as tampas.
    A minha preferida a de faiança postada em último. Adoro.
    Ficarão muito bem expostas na parede, o jeito é montar no chão a ideia...tipo triângulo ou a subir para a cemalha,ficarão sempre bonitas. Não tenha dúvidas.
    Boas aquisições.
    Boa semana de trabalho
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei de todas, que junto com as anteriores fazem um linda coleção! Merecem mesmo a parede.
    Minhas preferidas são as duas últimas, e dentre estas, a última.
    abs
    Fábio

    ResponderEliminar
  5. As minhas favoritas a 1ª e a última, sem qualquer dúvida.
    Do serviço TOGO também tenho uma terrina com tampa que o destino quis que ficasse debaixo de uma prateleira carregada de almofarizes em alabastro e latão e travessas inglesas de porcelana e faiança, a qual, numa bela noite, decidiu desabar sobre a pobre da terrina. Salvou-se a tampa! Os vizinhos quer de baixo, quer de cima, acordaram e julgaram que estava a suceder um terramoto!
    Eu ... claro, continuei a dormir tranquilamente ... acordei para uma visão de milhões de cacos de porcelana, alabastro e faiança, o chão rachado ... mas com a tampa miraculosamente incólume ali, à minha espera, como aqueles cães fiéis que gostam sempre de nós, façamos o que façamos!
    Está guardada para um próximo arranjo de tampas ... ainda não tive a sua sorte de encontrar uma quantidade delas à minha espera!
    Uma boa semana de trabalho - espero que sem reuniões! :)
    Manel

    ResponderEliminar
  6. Cara Marília
    Temos os mesmos gostos. Também prefiro a decoração Togo em azul; em verde,também nada me diz.
    Ainda há bem pouco tempo andava uma travessa com este motivo em azul à venda no miau, por 75€!Achei cara e lá ficou claro, mas por pouco tempo, pois desapareceu.
    Hei-de continuar a sua pesquisa sobre a possibilidade da tampa em tons de verde ser de Sacavém, motivo Cintra.Isto de querer saber o que se tem, está-se a tornar um vicio :)
    Beijinhos para si e boa semana de trabalho.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  7. Caro Fábio
    Pensei que a tampa decorada a verde não tivesse a preferência de ninguém, de tal maneira é discreta. Enganei-me! :)

    A parede para elas já está destinada, falta agora, decidir-me a fazer furos na parede lol.
    Um abraço e obrigada pela visita.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  8. Cara Isabel
    Já comprei cartolina e hoje ao serão, vou contornar as tampas, recortá-las e pintá-las na cor predominante, rapidamente e sem grande precisão.Depois, com bostique,irei colocando estes moldes na parede até encontrar a conjugação ideal. Penso que esta será a maneira mais eficaz de ter a noção do resultado final.

    Fiquei curiosa com o termo cemelha que usou no seu post. Nunca o ouvi,não consta no dicionário que tenho cá em casa, consultei o Priberam, o ciberduvidas e nada.Será que este termo se refere a sanca? Aro por cima de uma porta?
    Por acaso, até estou a colocar a hipótese de algumas tampas prolongarem-se da parede em questão,para a parede que encima a porta, ou seja por cima do aro. Ideias:)
    Beijinhos.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  9. Caro Manel
    Nem me fale em loiça partida!
    Na primeira noite de Natal que passei nesta casa, num acidente muito idêntico ao que "vitimou", a sua terrina, partiu-se grande parte do meu serviço de jantar da Vista Alegre! E não foi nenhuma empregada desastrada, mas antes uma dona de casa apressada...Fiquei tristíssima, como é de calcular, mas recompus-me depressa, pensando que poderia ter sido pior.

    Voltando às tampas.
    A sua Togo, vale o dobro da minha :) Ter sobrevivido a um acidente desses... deve-lhe conferir um estatuto especial :)
    A última, é um encanto, tem a beleza e a despretensão da faiança.

    Obrigada pelos votos de ausência de reuniões, mas tristemente lhe digo, de que nada valem...
    Apoderou-se das escolas um tal frenesim burocrático, que não sobra muita disponibilidade mental para se pensar no mais importante, ensinar!
    Os meus filhos frequentaram sempre escolas públicas, mas neste momento, se os tivesse em idade escolar, a minha opção seria outra. Considero que a falta de rigor e valores que grassam neste momento no ensino público, são altamente prejudiciais à formação das nossas crianças e jovens.
    Desculpe o desabafo e uma boa semana para si.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  10. Cara Maria Paula,
    Em primeiro lugar quero dizer-lhe q estou convencida q os seus planos para a disposição das tampas vão resultar num efeito muito bonito: os diferentes tamanhos, pastas e decorações vão criar certamente um notável impacto decorativo.
    Em segundo lugar, não podia estar mais de acordo consigo neste seu desabafo sobre o actual estado do ensino público. Também os meus filhos frequentaram sempre escolas públicas e tiveram um ensino de qualidade, entraram no curso superior q quiseram, mas actualmente tudo isso está posto em causa. Quando no seu comentário a um post meu se referiu ás malditas reuniões, como eu a compreendi!!! Só q nem me apeteceu comentar porq às vezes nem me quero lembrar desses tempos... Têm dado cabo do ensino através de reformas sucessivas cada uma pior q a anterior e depois a certa altura, tiveram o desplante de culpar os professores por todo o insucesso q causaram. Logo q pude abandonei o barco, mesmo com forte penalização, só me apetecia gritar "tirem-me daqui... não quero fazer mais parte deste filme..." Infelizmente sei q muita gente queria fazer o mesmo mas ainda não reune as condições mínimas...
    Pronto, um desabafo puxa outro...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria Andrade
    Curioso ter referido a diferença de pastas,como sendo um pormenor que resultará bonito.É que, cá no meu intimo, questionava-me precisamente sobre o efeito dessa diferença.Ainda bem que referiu isso.Tendencialmente, também pensava que ficaria bem, mas quando se trata de esburacar paredes,preocupo-me mais com o resultado final.

    Deixe-me dar-lhe os parabéns, por ter saído do barco. Certamente a sua qualidade de vida melhorou. Pelo menos é o que me dizem os colegas, que também optaram por sair, mesmo sendo penalizados.E foram bastantes.

    O que mais me aflige no actual sistema é a total falta de investimento na qualidade do ensino e consequentemente das aprendizagens dos alunos!O que interessa são as estatísticas e agora por fim, não se falhar nas metas que se definiram para 2015!Portanto,toca a arranjar estratégias...para chegarmos lá o mais próximo possível :)
    Maria Andrade, beijinhos para si e obrigada pela visita
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  12. Marília, tem toda a razão!
    A decoração da tampa verde é designada por Cintra e é de Sacavém. Encontrei uma em azul.
    Vou tentar colocar o link

    http://www.leiloes.net/--ANTIGA-TERRINA-CTRAVESSA-REAL-FABRICA-CINTRA,name,118044830,auction_id,auction_details

    Beijinhos
    Maria Paula

    ResponderEliminar