segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pratos avulso

Estes meus pratos, não apresentam qualquer tipo de mistério. As marcas estão lá, bem legíveis, não deixando dúvidas, quanto à sua época e origem.
Mesmo assim, encontro-lhes alguma singularidade! 

Comecemos pelo de fabrico nacional, neste caso da Fábrica de Alcântara,e que segundo o Dicionário Marcas de Faiança e Porcelana Portuguesas,data de 1886.


 Foi-me oferecido há já alguns anos, pelos pais de uma amiga que conheciam o meu gosto por velharias e foi a primeira vez que ouvi falar desta fábrica. Desde logo, achei curioso o tema e a cor utilizada na sua decoração.
Achei  curioso, mas não fiquei encantada, e durante alguns anos,confesso que o votei aos cuidados dos fundos de um armário.
Lentamente e com a ajuda dos vários blogues que vou seguindo, fui descobrindo os diferentes motivos e peças produzidas por esta fábrica, e constato que este prato, precisamente pela singeleza do motivo, e pela cor utilizada, foge à regra. Será que é assim como penso? Terá sido este padrão produzido por um curto período de tempo e daí verem-se poucos? E se sim porquê? O padrão e a cor não o tornavam atractivo e comercialmente, não resultava?
Afinal, parece que sempre poderá haver alguma história, por trás destes pratos.

Este segundo, é um "Willow", E está tudo dito! Faz os encantos de muita gente, a começar por mim, claro! :)
É de fabrico inglês,e a sua produção situa-se entre 1837-97.Recolhi, aqui a informação sobre a data de fabrico.
Destaco o último destes pratos avulsos pela sua cor. Lilás! Já vi este motivo, no quase omnipresente azul, em verde,mas em lilás, nunca. Aliás, penso que a cor lilás não é muito utilizada na decoração das loiças utilitárias.
,
Acho a sua decoração muito bonita e diferente do habitual.Tenho feitas pesquisas, a parti da designação do seu motivo "Arabesque", mas não obtive nenhum resultado.


3 comentários:

  1. Cara Maria Paula,
    Realmente as fotos e o texto do seu post falam por si, não há muito a acrescentar.
    Só lhe quero dizer q também acho qualquer das peças muito bonita e original, pelos motivos q a Maria Paula tão bem referiu.
    O meu preferido é o prato Alcântara, acho a decoração de uma delicadeza e elegância notáveis.
    No "Willow" do John Meir & Son também gosto muito do tom lilás e verifiquei q a Maria Paula deixou aqui o link para o site q eu uso mais quando se trata de identificar marcas de faiança inglesa.
    O prato Davenport tem uma decoração muito fresca e muito invulgar. Não conhecia este motivo "Arabesque", mas não admira porq a Davenport, tal como os outros fabricantes de faiança inglesa, tem uma longa lista de padrões decorativos.
    Sinceros parabéns pelos seus pratos!
    Beijos
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria Andrade

    Não é que depois de publicar o post vi que andava à venda no miau, uma travessa com o mesmo motivo do prato da fábrica de Alcântara? :)
    Com certeza, este motivo, não será assim, tão raro quanto eu pensava! :)

    Enquanto pesquisava sobre o motivo "Arabesque", descobri um site, com um certo interesse que apresenta uma série de motivos e marcas. Talvez não esteja muito bem organizado, no entanto, deixo-lhe o site para dar uma vista de olhos.
    Obrigada pela sua visita e um bom fim de semana.
    http://www.colinscard.webspace.virginmedia.com/Pattern%20Pages%20and%20Back%20Pages/Pattern%20A%20master.htm

    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria Paula,
    Obrigada pelo endereço q aqui deixou. Já o fui visitar e é realmente útil. Há um site q uso muito para ver padrões decorativos de faiança inglesa q é o "Lovers of Blue and White", basta fazer a pesquisa pelo google.
    Um abraço
    Maria Andrade

    ResponderEliminar