quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sombra e contraluz



Durante anos a fio tive um medo irracional de andar de avião e por isso elegi o comboio como meio  de transporte para longas distâncias. Foram muitos quilómetros assim percorridos, todos eles equivalentes a momentos únicos e inesquecíveis. Mas, mesmo gostando muito de andar de comboio há viagens que pela sua longa duração nos fazem esgotar todas as estratégias que arranjamos para passar o tempo. Foi o que aconteceu nesta viagem a caminho de Rimini. Já sem olhos que aguentassem a luminosidade da Bella Italia refugiei os olhos no chão do comboio, quando reparei nas diferentes sombras que ali se projetavam.   Divertida e com o tempo a passar sem dar por isso, fui-lhes tirando várias fotografias. Só esta, a da sombra do meu chapéu  resultou.


Este ano compreendi que tinha e me libertar dessa palermice do "medo do avião". Com dois filhos emigrados foi fácil! Só viajando de avião os posso abraçar em poucas horas:) Este medo inexplicável, foi-se, desapareceu! Começo a acreditar que nunca existiu tal é a facilidade com que entro num avião.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro - Porto

6 comentários:

  1. Apraz-me saber que se libertou desse medo.
    Claro que o avião representa sempre alguma dose de perigo, mas qualquer que seja a forma de viajar, esse perigo está sempre presente.
    No entanto o avião é rápido e chega-se a qualquer sítio com o máximo de conforto possível, e as viagens, nos tempos que correm, vão sendo tão baratas que acabam por compensar.
    Ainda bem que teve essa experiência positiva e que conseguiu superar esse receio, que afinal é muito natural.
    E folgo saber que tudo correu pelo melhor, e espero que agora faça muitas e boas viagens por esse mundo fora ... sempre a tirar fotografias, que gosto muito desta que captou da sombra do chapéu. Nunca me teria lembrado disto e, afinal, resultou muito bem
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manel
      Foram sem dúvida as circunstâncias da vida que me obrigaram a encarar as viagens de avião de outra forma. Isto, claro está é uma mais - valia para mim. A rapidez e conforto compensam algum tipo de ansiedade que possa surgir, embora, para grande surpresa minha, nada disto tenha acontecido:) Estou admirada! Não sei qual o processo mental pelo qual passei  Sinto-me uma heroína! A nossa situação geográfica em termos de distância é terrível em relação ao resto da Europa. Qualquer deslocação por via terrestre é uma canseira. Mas que são viagens inesquecíveis também é verdade. Continuo uma fã incondicional do comboio, só que agora será utilizado não para contornar medos, mas simplesmente por opção, livre de qualquer tipo de constrangimento. As fotografias, essas, são uma constante. Já tirei algumas no avião, mas de forma alguma estão apresentáveis
      Continuação de um bom agosto, que já passou da metade...

      Eliminar
  2. Sempre fotos estupendas. Para quando as submete a um concurso de fotografia?

    A do chapéu, parece uma daquelas imagens de uma revista de moda luxuosa a anunciar um perfume caro ou uma dessas sofisticadas marcas parisienses.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Luís :) Tinha cá um "feeling" de que ia gostar da foto do chapéu. Também é a minha preferida. Quanto a concursos, sinto uma certa dificuldade em conseguir fotos minimamente apresentáveis quando fico sujeita a um tema. É que não basta a inspiração :)
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu, sem qualquer desprimor para a fotografia do chapéu, acho fantástica esta vista do aeroporto - as silhuetas, as sombras, os contornos a contra-luz... Lindíssima!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Maria Andrade
    Ironicamente, tenho sido visita frequente dos aeroportos nos últimos tempos. Neste, choro e rio muitas vezes :), mas tudo corre bem :)
    Beijinhos para si e obrigada pelos comentários

    ResponderEliminar